quinta-feira, 8 de novembro de 2012

5ª SEMANA SOCIAL ARQUIDIOCESANA DISCUTIR: MEIO AMBIENTE – IMPACTOS E PERSPECTIVAS COM OS DESENVOLVIMENTO DO ESTADO.

foto 01: Celebração a vida

Na noite dessa quarta feira, 07/11, teve inicio os debates da 5ª Semana Social Arquidiocese, que esse ano traz como lema: “Estado para que e para quem?”, no debate dessa quarta feira refletimos sobre os impactos dos grandes projetos na região metropolitana de Recife.
 foto:02  - Pescadores das Comunidades pesqueiras do Cabo de Santo Agostinho.

Os pescadores das comunidades de: Gaibu, Suape e Cucurana no Cabo de Santo Agostinho, trouxeram para o debate os impactos do complexo portuário de Suape, sobre o meio ambiente e com ênfase sobre as atividades pesqueiras da região. Hoje mulheres pescadoras do Cabo estão indo pesca na praia de mangue seco no município de Igarassu, a uma distancia de aproximadamente 90 km. Com o elevando número de pessoas na catação do marisco na coroa do Ramalho na praia de mangue seco, não esta permitindo a reprodução e crescimento do marisco pedra (Amaliocadia Brasiliana), o que pode levar a um colapso na produção.
 
foto 03: pescadores das comunidades pesqueira do Cabo de Santo Agostinho.

Outra denúncia que os pescadores trouxeram para a discussão, é a degradação ambiental que esta acontecendo as margens dos rios Pirapama e Gujaú na cidade do Cabo, com a implantação das empresas, a retirada de areia lavada e de argila arenosa tem se intensificado com a utilização de par mecânica (máquinas retroescavadeiras). Na ocasião contamos com a presença do Promotor de justiça do município de Recife, Dr. Geraldo Magela que orientou as comunidades do Cabo a fazer representação no ministério público do Cabo e no CAOP de Meio Ambiente.
foto 04: Laurineide Santana, Agente do CPP Regional NE II

Outro ponto alto da noite foi o debate sobre a Campanha Nacional pela Regularização dos territórios das comunidades Tradicionais Pesqueiras, que foi lançado em Brasília com a participação de 2500 pescadores/as, e que agora esta sendo trabalhado nos estado e municípios com as coletas de assinatura para propor junto ao Congresso Nacional a criação de uma Lei de Iniciativa Popular que garante o reconhecimento dos territórios tradicionais pesqueiros.
foto 05: Coral do Projeto Pró-Criança.

Estiveram presentes no evento: Representantes do Movimento Pró-Criança que abrilhantaram o evento com o Coral de Crianças e adolescentes; Representantes do Ministério Público; membros das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife;Vigário Geral Arquidiocesano Monsenhor Alberico, Vigário da região norte Pe. Sandro Corazza; Dr. Geraldo Margela do MP; Representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores Nacional, Regional Norte e Região Nordeste II, além de representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP de Pernambuco, Pará e Maranhão.

foto 06: Representantes do clero da AOR e Público Presente.

Os debates continuam até o próximo domingo (11/11), nesta quinta feira teremos debate sobre “Copa do Mundo e seus desafios” tendo como debatedora a professora Fátima Lucena da UFPE, na sexta feira  o debate sobre “o Sistema Prisional e Direitos Humanos”, tendo como palestrante a Sra. Wilma Waldomiro Carvalho de Melo – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Pernambuco.

As atividades estão sendo realizada na sede da CNBB NE II, na Rua Dom Bosco, 908, Boa Vista, Recife, a partir das 19hs, contato com Vivian Santana pelo telefone: 81 3271-4270.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário