segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O LADO DA IMPLANTAÇÃO DO SESC DE AVER-O-MAR QUE OS EX-EMPREENDEDORES NÃO MOSTRAM.



Rede de Pesca

A comunidade de Aver-o-Mar, é uma comunidade tradicional de pescadores e pescadoras artesanais, na década de 70 a vila era a beira mar da praia da Gamela em Sirinhaém, como a terra onde a comunidade estava instalada a gerações Pertencia a um empresário português, a comunidade na década de 80 teve que desocupar a área e foi para loteamento entre a estrada que liga ao píer de Maria Assú e o manguezal do estuário do rio dos passos no complexo estuarino do rio Formoso. Na década de 90 foi implantado o Trelê Turístico de Guadalupe, na APA Estadual de Guadalupe, a ocupação da orla por empreendimentos turísticos são inúmeros, somando-se aos casarões e chácaras de veraneios a beira mar.
Clube em demolição

Visão da área a partir da parede do clube


No inicio de 2012, a comunidade da vila dos pescadores em Aver-o-Mar, foram surpreendidos pelo anúncio da construção de um hotel escola, com 150 apartamentos, parque aquático, restaurante, área de lazer infantil, centro de convenções,  do grupo FECOMERCIO, que implantará um hotel escola na áreas onde hoje existe: Clube, onde é realizadas as atividades coletivas como festas de aniversário, casamento, reunião das associações de moradores e pescadores da comunidade, 02 campos de futebol, 01 quadra poliesportiva, um colégio de ensino fundamental, e o posto de saúde da comunidade. A Associação dos Pescadores de Aver-o-Mar juntamente com a Colônia de Pescadores Z – 06 de Barra de Sirinhaém fizeram representação pública junto á Promotoria Pública (Comarca de Sirinhaém) ao Ministério Público de Pernambuco, sobre o número e junto ao Ministério Público Federal sobre número de protocolo 126.000.001650/2012-52.

Trave do campo de futebol.

Na ultima semana os pais dos alunos da escola e outros integrantes da comunidade participaram de uma reunião na escola com a presença da secretária municipal de educação a senhora Irmã Margarida e o secretário de indústria e comercio o senhor Luiz de França, que comunicaram o inicio das obras e que no próximo ano os alunos da alfabetização e dos mais que estiverem fora da idade para fica na creche terão que estudar na comunidade de Barra de Sirinhaém. Já que Escola Municipal Manoel Gomes Moreira, será demolida junto com as demais construções para dar local ao Hotel do SESC. O local onde funciona o Posto de Saúde da Família será transformado no escritório da empresa de construção que esta responsável pela obra do hotel. A comunidade que esta a, mas de 15 km da sede do município ficará sem atendimento medico básico.
Escola Municipal e Posto Medico da Família



Na ultima sexta feira (30/11/2012) a comunidade foi surpreendida com a presença de trabalhadores que começaram a derrubar o galpão que funcionava como Clube e sede da Associação de Moradores e uma Maquina retro escavadeira que começou a fazer a terra planeja da área em questão.

O Ministério Público Federal, através da procuradora ANDRÉA WALMSLEY SOARES CARNEIRO, manifestou-se sobre o pleito da Associação e da Colônia de Pescadores, se colando incapaz de proceder com a questão uma vez que área esta inserida dentro da APA Estadual de Guadalupe, a competência para esse assunto é do Ministério Público do Estado. por outro lado até o Momento o documento que foi protocolado junto ao MP de Pernambuco aos cuidados do Dr. ANDRÉ SILVANI DA SILVA CORREIA, até o momento não obtivemos retorno.

Conselho Pastoral dos Pescadores NE II.

2 comentários:

  1. MEU NOME É LUIZ DE FRANÇA DA SILVA FILHO, SECRETARIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, COMÉRCIO, INDÚSTRIA E CONTROLE AMBIENTAL DA PREFEITURA DE SIRINHAÉM. VENHO SOLICITAR QUE SEJAM RETIRADAS AS EXPRESSÕES COLOCADAS NA MATÉRIA COMO SE FOSSEM MINHAS POIS EM MOMENTO ALGUM NEM EU DISSE E NEM CONSTA DO PROJETO A DEMOLIÇÃO DA ESCOLA JUNTAMENTE COM AS DEMAIS CONSTRUÇÕES. PEÇO RETIRAR O TEXTO QUE CASO NÃO O SEJA IREI PROCURAR OS CAMINHOS LEGAIS. ACHO MELHOR PROCURAREM FALAR COMIGO DIRETAMENTE PARA NÃO SOFREREM SANÇÕES JUDICIAIS POR CALUNIA. MEU NUMERO DE TELEFONE: 84122292/82225514/99663742 E 91580285. E-MAIL: LUIZFRANCASF@HOTMAIL.COM
    OUTRA MENTIRA É QUE A IRMÃO MARGARIDA ESTAVA NA REUNIÃO.
    OUTRA MENTIRA É QUE A POPULAÇÃO FICARÁ SEM ATENDIMENTO MÉDICO.
    PORQUE VOCES QUE PROFESSAM FÉ EM DEUS, JESUS E MARIA FICAM A PROPAGAR INVERDADES?
    SERÁ QUE NÃO LÊÊM A BIBLIA?
    NA BIBLIA ESTÁ ESCRITO QUE A MENTIRA TEM COMO PAI SATANÁS.
    SERÁ QUE SÃO INSTRUMENTOS DE DEUS O PAI DA VERDADE OU SEGUEM O PAI DA MENTIRA?

    ResponderExcluir
  2. ENQUANTO VOCES NÃO RETIRAM O MEU NOME DA MATERIA VOU MOSTRAR AS VERDADES DOS FATOS, OS QUAIS FORAM EXPLICADOS NA REUNIÃO REALIZADA NO DIA 19/12/2012 ONDE FORAM CONVOCADOS TODOS OS MORADORES E CONTOU COM A PRESENÇA DA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO SRA. LIA E DO PRESIDENTE DA COLONIA DE PESCADORES Z6 SR. RONALDO ONDE, NA PRESENÇA DE TODOS, AFIRMARAM ESTÁ DE ACORDO COM A OBRA:
    1 - No inicio de 2012, a comunidade da vila dos pescadores em Aver-o-Mar, foram surpreendidos pelo anúncio da construção de um hotel escola,(MENTIRA) EM 2010 A CAMARA DE VEREADORES APROVOU O PROJETO DE LEI DE DOAÇAO DA AREA APOIS DUAS VOTAÇÕES COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA;
    2 - áreas onde hoje existe: Clube, onde é realizadas as atividades coletivas como festas de aniversário, casamento, reunião das associações de moradores e pescadores da comunidade, 02 campos de futebol, 01 quadra poliesportiva, um colégio de ensino fundamental, e o posto de saúde da comunidade.(MENTIRA) O CLUBE PERTENCIA A PREFEITURA E ERA USADO PELA ASSOCIAÇÃO QUE POR SINAL NEM A ENERGIA PAGAVA CAUSANDO PREJUIZO AO ERÁRIO PÚBLICO E FAZIA UM BOM TEMPO QUE NÃO REALIZAVA NENHUMA ATIVIDADE COLETIVA, OU SEJA, CURSO, PALESTRAS, REUNIÕES - QUERIA VER A FOTOGRAFIA DESTE "CAMPO DE FUTEBOL POIS O QUE TINHA ERA UMA AREA COM CAPIM QUE SERVIA APENAS PARA ALGUNS GATOS PINGADOS "BATEREM UMA PELA" E NÃO ERA USADA PELA COLETIVIDADE ENQUANTO NO PROJETO HAVERÁ UM ESTADIO DE FUTEBOL PARA ABRIGAR ATÉ JOGOS DA FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA E SERVIRÁ PARA A PRÁTICA DE FUTEBOL NUMA ESCOLINHA COORDENADA PELO SESC - QUERIA VER TAMBÉM A FOTO DESTA QUADRA POLIESPORTIVA PIS NO PROJETO SERÁ CONSTRUINDO UM GINÁSIO POLIESPORTIVO ONDE A COMUNIDADE TAMBÉM TERÁ DIREITO, FATO COMUM NAS UNIDADES DO SESC - QUANTO A ESCOLA, PORQUE NÃO MOSTRAM A FOTO DA NOVA ESCOLA QUE SERÁ ENTREGA A COMUNIDADE NO DIA 21/12/2012 QUE TERÁ SALAS DE AULAS CLIMATIZADAS, FRALDÁRIO, BIBLIOTECA, SALA DE LEITURA, SALA DE INFORMÁTICA INFANTIL, RECREIO COBERTO, PLAY GROUND, BERÇÁRIO, ETC. - PORQUE NÃO FALAM A VERDADE QUANDO NO PROJETO CONSTA QUE A ATUAL ESCOLA SERÁ TRANSFORMADA EM CENTRO SOCIAL COMUNITÁRIO PARA OS CURSOS, PALESTRAS E ATIVIDADES SÓCIOS EDUCATIVAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS E COORDENADAS PELO SESC - QUANTO A SAUDE É BOM SALIENTAR QUE SERÁ CONSTRUDA UMA NOVA UNIDADE DE SAÚDE PARA ABRIGAR O PSF E UM SPA (SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO 24HORAS) E ENQUANTO DURAR A OBR O PSF FUNCIONARÁ EM UM PRÉDIO NA PRÓPRIA COMUNIDADE.
    AGORA É SÓ PROVAR O CONTRÁRIO COM A PALAVRA OS MENTIROSOS.
    AGUARDEM QUE VAI TER MAIS VERDADES.

    ResponderExcluir